Thursday 17 May 2018

Estratégia de marketing da biblioteca universitária


Universidade de Newcastle.
Biblioteca da Universidade.
Plano Estratégico da Biblioteca Universitária 2017/18 - 2020/21.
O Plano Estratégico da Biblioteca foi produzido para orientar seu desenvolvimento de acordo com a Visão 2021 da Universidade. Ele identifica os propósitos e valores da Biblioteca e reúne as prioridades estratégicas que respondem aos ambientes institucional, de informação e tecnológico.
Objetivos estratégicos para a Biblioteca foram formulados para alinhar com os temas-chave de Aprendizagem e Ensino, Pesquisa e Inovação e Envolvimento. Os objetivos são sustentados por uma série de atividades capacitadoras que garantirão que a Biblioteca possa entregar a Estratégia de maneira eficaz.
Objetivo da Biblioteca da Universidade.
Desenvolver e fornecer serviços, recursos e ambientes de informação de alta qualidade e inovadores para apoiar a pesquisa, a aprendizagem e o ensino da Universidade e para beneficiar a comunidade em geral.
Os valores e princípios operacionais da Biblioteca.
O cliente é o coração de tudo o que fazemos Dedicamo-nos a fornecer um serviço amigável, profissional e eficiente Somos flexíveis e inovadores, garantindo que as necessidades dos clientes sejam atendidas e superadas Através do treinamento e desenvolvimento pessoal, garantimos a excelência e a experiência contínuas de nossos clientes. equipe Nosso ambiente de equipe solidário e inclusivo incentiva toda a equipe a contribuir e ter voz Envolvemo-nos ativamente com a comunidade para compartilhar, colaborar e inspirar Estamos entusiasmados em apoiar os interesses mais amplos da Universidade e melhorar sua reputação Promovemos acessibilidade, igualdade e diversidade em todos os nossos serviços.
O contexto do Planejamento Institucional.
Uma característica central da missão da Universidade na Visão 2021 é ser uma universidade cívica com uma reputação global de excelência acadêmica, e tem a busca do conhecimento e da compreensão como um de seus principais valores. O sucesso da Universidade depende de recursos de informação, serviços e tecnologias para apoiar as funções centrais de Aprendizagem, Ensino e Experiência do Aluno, Pesquisa e Inovação e Engajamento e Internacionalização. A Biblioteca tem um papel importante a desempenhar no apoio a toda a gama dessas estratégias institucionais.
A Estratégia de Aprendizagem, Ensino e Experiência do Aluno enfatiza a importância de fornecer acesso a ambientes nos quais a aprendizagem efetiva possa ocorrer. Isso requer melhorias contínuas na qualidade dos ambientes de informação física e virtual, juntamente com o alcance e a acessibilidade dos recursos e serviços de informação. Em seu compromisso de fornecer ensino e facilitar o aprendizado aplicado do mais alto padrão, a Estratégia prioriza especificamente o desenvolvimento e a incorporação de tecnologias de e-learning, o que proporcionará uma oportunidade e uma necessidade de vincular os recursos da Biblioteca ao emergente Digital Campus. A Biblioteca continuará a dar uma contribuição vital à experiência do aluno, apoiando o desenvolvimento de habilidades acadêmicas e aprendizado independente, além de oferecer oportunidades de emprego para os alunos que contribuem de maneira importante para vários de seus serviços.
A Estratégia de Pesquisa e Inovação identifica a importância do ambiente e das instalações de pesquisa, que envolverá não apenas o fornecimento de recursos de informação apropriados, mas também o desenvolvimento de novos serviços, incluindo armazenamento, gerenciamento e preservação de dados em grande escala. A Biblioteca também está intimamente envolvida no desenvolvimento de sistemas de gerenciamento e repositório de pesquisa para a Universidade. A necessidade de os pesquisadores disponibilizarem seus resultados de pesquisa sobre o Acesso Aberto e administrarem seus dados de pesquisa efetivamente, em resposta aos requisitos dos Conselhos de Pesquisa e Financiamento, envolverá a Biblioteca trabalhando com as Faculdades e outros Serviços para desenvolver a política da Universidade neste área e fornecer apoio adequado. A Biblioteca também contribui para o treinamento do pesquisador e fornece suporte contínuo na descoberta, uso e gerenciamento de recursos de informação.
Ao apoiar as estratégias de internacionalização e engajamento, a Biblioteca ajudará no desenvolvimento de serviços para parcerias e novas atividades no exterior, além de fornecer recursos e serviços para estudantes internacionais e pesquisadores em casa. Também contribuirá diretamente para diversos projetos e atividades específicos de apoio ao engajamento, por meio de iniciativas voltadas para ampliar a participação e os vínculos com as escolas e o desenvolvimento de parcerias com organizações culturais locais, regionais e nacionais.
A Biblioteca contribui ativamente para construir a reputação da Universidade apoiando seus objetivos estratégicos, por meio de atividades profissionais no mundo da Educação Superior e da Biblioteca, e desenvolvendo e explorando seus recursos únicos e distintos para o benefício de toda a comunidade.
O contexto interno.
Questões significativas dentro da Universidade que orientarão a direção da Biblioteca e seus serviços durante o período de planejamento incluem o seguinte:
O programa da Universidade para o crescimento, juntamente com suas parcerias educacionais no Reino Unido e no exterior O desenvolvimento da Central de Ciência e implicações para a prestação de serviços de informação em um campus crescente (o Edifício de Ciências Urbanas em 2017 e o Centro de Aprendizado e Ensino em 2019) A diversificação de programas e mudanças no equilíbrio da oferta de alunos de pós-graduação ensinados O desenvolvimento de cursos on-line, incluindo o Global MBA e cursos sobre plataformas abertas (eg MOOCS) Desenvolvimentos no NUIS, incluindo novos cursos, números adicionais de alunos e desenvolvimento de cursos de pós-graduação, atividades de pesquisa, parcerias comerciais e apoio a DPC Foco na ampliação da participação e desenvolvimento de interesse em questões de transição, tanto na Universidade quanto entre estágios de estudo Compromisso com o desenvolvimento de habilidades para melhorar a empregabilidade como parte essencial da experiência do aluno e manutenção de relacionamentos com a comunidade de ex-alunos Metas para os resultados de NSS a nível escolar e institucional Aumentar a concentração de alojamento de estudantes no campus ou próximo dele, trazendo mais passos e 24 horas de vida mais próximas das bibliotecas O impacto dos Temas de Desafios Societais e o potencial requisito para apoiar recursos de informação e serviços desenvolvimento de estratégias para publicação de resultados de pesquisa no nível de Faculdade, Escola e Instituto O desenvolvimento de políticas universitárias sobre gestão e preservação de dados de pesquisa e a necessidade de lidar efetivamente com curadoria de dados e metadados Foco na melhoria, eficiência e valor de processos de negócios por dinheiro A necessidade de desenvolver competências de gestão em todos os níveis Alfabetização digital no contexto do Campus Digital.
O Contexto Externo.
As principais questões no ambiente externo que terão impacto na Biblioteca incluem:
Mudanças nos critérios de recrutamento de estudantes, incluindo o levantamento do limite de recrutamento a partir de 2015 Os requisitos dos Conselhos de Pesquisa e dos Conselhos de Financiamento para publicação de acesso aberto (OA) e Gerenciamento de Dados de Pesquisa A introdução e evolução do Quadro de Excelência em Ensino (TEF) de 2016 / 7 em diante Empresas editoriais acadêmicas que tentam expandir seus mercados e proteger suas margens de lucro diante da OA Desenvolvimentos na tecnologia de livros eletrônicos e aumento da disponibilidade de conteúdo digital de livros Novos modelos de negócios para produtos de informação, incluindo novas oportunidades de publicação de monografias de acesso aberto e uso de dispositivos eletrônicos móveis, dando novas oportunidades para a entrega de informações e implantação de ferramentas de aprendizagem O desenvolvimento de culturas digitais Maior disponibilidade de conjuntos de dados de pesquisa aberta levando a potenciais oportunidades e desafios para dados vinculados e compartilhamento de informações Desenvolvimentos em pedagogia e aprendizagem yles, que terão impacto na utilização de espaços de aprendizagem e na provisão de apoio ao aluno (alfabetização informacional, habilidades de redação, etc.) Aumentar a expectativa do cliente produzirá uma demanda maior pela personalização dos serviços A pressão para serviços compartilhados e colaboração nos serviços públicos legislação e licenciamento dos direitos de autor numa base europeia e transnacional.
Prioridades e Objetivos Estratégicos da Biblioteca.
As Prioridades Estratégicas da Biblioteca para os próximos cinco anos estão focadas nos seguintes temas:
SP2 - Fornecer apoio efetivo às pesquisas e pesquisadores da Universidade.
SP3 - Prestar serviços para a International University no Reino Unido e no exterior.
SP4 - Desenvolver, promover e explorar nossas coleções únicas e diferenciadas.
SP5 - Garantir a eficiência, a eficácia e a relação custo-benefício em todos os nossos serviços e operações.
Subjacente a estas prioridades está uma série de Objetivos Estratégicos, que são desenvolvidos como objetivos SMART dentro do plano de negócios anual da Biblioteca. O plano de negócios é desenvolvido de forma colaborativa pela equipe da Biblioteca em todos os níveis, com atividades patrocinadas e monitoradas pelo Grupo de Estratégia da Biblioteca. Dentro de cada tema estratégico, os objetivos estratégicos (SO) são os seguintes:
SP1 - Apoiar o programa da Universidade para crescimento e diversificação no ensino e aprendizagem.
SP2 - Fornecer apoio ativo e efetivo às pesquisas e pesquisadores da Universidade.
SP3 Prestar serviços para a International University no Reino Unido e no exterior.
SP4 Desenvolver, promover e explorar as nossas coleções únicas e distintas.
SP5 Garantir a eficiência, a eficácia e a relação custo-benefício em todos os nossos serviços e operações.
Análise SWOT.
A Biblioteca tem um perfil positivo na Universidade, reconhecendo a qualidade de seus serviços e sua gestão sólida e eficaz Os índices de satisfação dos alunos são muito positivos em todas as principais pesquisas (NSS, ISB, PTES, PRES, Pesquisa de Experiência do Estudante) e instalações, e a introdução das Salas de Biblioteca Marjorie Robinson, foram muito bem sucedidas e receberam forte apoio dos estudantes. Temos uma reputação bem estabelecida de excelência em atendimento ao cliente, validada por sucessivos prêmios de Excelência no Atendimento ao Cliente. , como evidenciado pelo prêmio de ouro da Investors in People (IIP) e respostas às pesquisas de opinião dos funcionários A Biblioteca tem uma abordagem inovadora para prestação de serviços, com desenvolvimentos recentes no uso de mídias sociais, serviços de consulta virtual, chat ao vivo, entrega de documentos de desktop Os desenvolvimentos nos serviços de biblioteca digital resultaram em uma presença efetiva na Web, integrada novas ferramentas de descoberta de recursos e acesso móvel em todos os serviços 24 horas por dia, 7 dias por semana são incorporadas como uma provisão principal e são bem recebidas pelos alunos O perfil de Coleções e Arquivos Especiais está se desenvolvendo rapidamente com a aquisição de novas coleções e instalações para exposições A Biblioteca tem relações de trabalho eficazes com parceiros-chave, incluindo LTDS, NUIT, ESS e o Departamento de Pesquisa da Universidade.
Fraquezas
As liquidações orçamentárias ao longo de vários anos comprometem a capacidade da Biblioteca de atender às necessidades dos pesquisadores para novos recursos especializados, particularmente quando é necessário financiamento recorrente. Níveis historicamente baixos de gastos com pessoal inibiram a capacidade da Biblioteca de apoiar o crescimento Falta de espaço para desenvolver instalações de consulta, exposição e armazenamento inibe o desenvolvimento de arquivos e coleções especiais Insatisfação com a provisão de livros texto foi expressa por alunos ensinados em alguns assuntos, refletida em baixos escores NSS e PTES Níveis mais baixos de engajamento com alguns Institutos de Pesquisa afetam a credibilidade acadêmica e a capacidade de apoiar funcionários e pesquisadores As deficiências na disponibilidade, organização e uso efetivo das informações gerenciais inibem a capacidade da Biblioteca de planejar e desenvolver serviços efetivamente.
Oportunidades
O desenvolvimento adicional das Salas da Biblioteca Marjorie Robinson permitirá que a Biblioteca ofereça um espaço adicional e mais variado de biblioteca, de acordo com o crescimento do número de alunos. A introdução de novas tecnologias no ensino e aprendizagem, por ex. MOOCs, plataformas de e-learning oferecem novos modos de entrega de informações e engajamento com acadêmicos e outros parceiros Novos modelos de publicação, incluindo novos métodos de revisão por pares e canais alternativos de disseminação O crescente interesse de financiadores e reguladores está acelerando o desenvolvimento do Open Access. gerenciamento de dados, preservação e reutilização de dados de pesquisa; A introdução de novos sistemas de gestão de pesquisa permitirá que a Biblioteca desempenhe um papel maior. O crescimento das culturas digitais exigirá um novo enfoque no apoio da Biblioteca aos pesquisadores que trabalham nessa área. Novas coleções e oportunidades de financiamento externo aumentarão o perfil e o impacto de Coleções e Arquivos Especiais Trabalhar com parceiros externos no setor cultural (por exemplo, Seven Stories) apoia a agenda de envolvimento da universidade O realinhamento de serviços de suporte profissional trouxe novas relações e sinergias com parceiros (LTDS, Student Services) A ​​implementação de um novo sistema de gestão de bibliotecas (ALMA) oferece mais ganhos de eficiência na aquisição e gestão de materiais bibliotecários. Oportunidades para colaboração oferecem benefícios para aquisições e desenvolvimento de serviços com parceiros em vários grupos (ex .: RLUK, Colaboração do Norte)
Aumento das expectativas dos estudantes por recursos e serviços em um ambiente de altas taxas O crescimento rápido do número de estudantes, com maior diversificação na entrega do curso, tem implicações significativas para o planejamento de recursos e espaço a médio e longo prazo. impactar na manutenção e desenvolvimento de coleções e serviços Aumentar as demandas por recursos especializados para apoiar novas e em desenvolvimento áreas de pesquisa Mudança no ambiente de pesquisa e padrões de trabalho e comunicação do pessoal acadêmico, tornando o envolvimento com pesquisadores mais desafiador Complexidade e custo de desenvolvimento e prestação de serviços e recursos para campus externos e remotos Inconsistência na provisão e entrega de serviços estudantis através de 24/7, expondo a Biblioteca a expectativas e demandas que são difíceis de alcançar Altos níveis de inflação, exacerbados pela fraqueza da moeda, aumentam o custo de recursos impressos e eletrônicos limitando a capacidade de investimento no desenvolvimento de coleções Editores que buscam proteger a renda e permanecerem intransigentes em defesa do "grande negócio" arranjos para o conteúdo eletrônico.
Dependências Chave.
Um número muito grande de objetivos da Biblioteca baseia-se na colaboração efetiva com Escolas e Institutos, em apoio ao empreendimento acadêmico da Universidade. A colaboração e a melhoria da qualidade e profundidade dos relacionamentos com interessados ​​acadêmicos e outros provedores de serviços estão entre as prioridades estratégicas da Biblioteca. Alinhamento estratégico e planejamento conjunto com a ISS é particularmente importante na prestação de serviços integrados de informação para a Universidade.
As dependências listadas abaixo são uma seleção daquelas que estão mais claramente alinhadas a objetivos específicos:
Suporte para estudantes em uso de instalações de TI.
Política e serviços de gerenciamento de dados de pesquisa.
Racionalização de localização, virtualização e gerenciamento de servidores.
Gestão de serviços de cartões inteligentes e serviços de impressão e cópia.
Melhorias de infraestrutura nas bibliotecas.
Manutenção e suporte contínuo para instalações.
Política de publicação de acesso aberto e gerenciamento de serviços de publicação de acesso aberto.

Estratégia de marketing da biblioteca universitária
Série de Conferências ASP, vol. 153, 1998.
Editores: U. Grothkopf, H. Andernach, S. Stevens-Rayburn e M. Gomez.
Editor Eletrônico: H. E. Payne.
Instituto de Astronomia, Universidade de Cambridge, Cambridge, Reino Unido
O marketing é frequentemente visto como um conjunto de estratégias e técnicas que pertencem a administradores fora da biblioteconomia. No entanto, como bibliotecários, estamos todos envolvidos no processo de marketing. A definição de marketing do UK Chartered Institute of Marketing afirma: “O marketing é o processo de gestão que identifica, antecipa e fornece os requisitos do cliente de forma eficiente. ''. Assim, a essência do marketing envolve descobrir o que os usuários querem e, em seguida, preparar-se para atender a essas necessidades. Como bibliotecários, todos participamos desse processo de avaliação das necessidades de nossos usuários e de tentar realizá-las. Assim, já estamos comercializando nossas habilidades de informação na biblioteca. No entanto, para isso, efetivamente, os bibliotecários precisam adotar a função de marketing total, envolvendo pesquisa e análise de mercado, planejamento e promoção de serviços.
A pesquisa de mercado envolve a coleta sistemática, registro e análise de dados relacionados à demanda por um serviço ou produto (Katz, 1988). A organização pai precisa ser analisada em termos de fontes de financiamento, a contribuição que a biblioteca faz para a missão da organização controladora, os recursos disponíveis e as necessidades dos usuários. Existem duas funções básicas de pesquisa de mercado: (i) Reduzir a incerteza do processo decisório de marketing (ii) Monitorar e controlar o desempenho das atividades de marketing.
As informações coletadas por meio de pesquisa de mercado fornecerão a base para tomar decisões de marketing.
À luz da informação recolhida da pesquisa de mercado, as conclusões devem ser resumidas e indicadas como a base sobre a qual o plano de mercado se baseia. O plano de mercado é o processo real que estabelecerá as metas e objetivos de negócios da biblioteca e descobrirá como alcançá-los. Katz (1988) descreve "ações de marketing [como] mais eficazes quando as atividades relevantes são planejadas e coordenadas". O plano de marketing é a ferramenta que garantirá que os serviços e produtos da biblioteca sejam vistos de maneira clara e focada.
Uma vez que as necessidades dos usuários, as tendências futuras e os recursos disponíveis tenham sido estabelecidos, o bibliotecário está em posição de planejar os objetivos de marketing, os recursos a serem usados, o lugar e a escala de tempo da operação e as estratégias necessárias para alcançá-los. O processo de estabelecimento de metas e objetivos atenderá a vários propósitos. Ele fornecerá uma visão geral do serviço da biblioteca e dará orientação e orientação para alcançar os objetivos. Se possível, os objetivos devem ser quantificáveis, a fim de garantir uma avaliação eficaz. Uma vez definidos os objetivos, as estratégias necessárias para alcançá-las podem ser planejadas. Se algum dos objetivos mudar ao longo do tempo, o plano de mercado precisará ser atualizado.
Essencialmente, a promoção é o meio de informar seus usuários sobre o que você faz e o que você pode fazer. Os benefícios para aqueles que promovem seus serviços de biblioteca incluem: aumento do uso, aumento do valor na organização, educação dos usuários e mudanças de percepção.
O plano promocional emerge do plano de marketing. Tem a ver com como alcançar os objetivos que foram previstos. Envolve:
uma descrição do serviço que exige publicidade;
descrição do público alvo da publicidade;
detalhes do método de campanha a ser empregado, incluindo o tipo de publicidade.
a ser utilizado e método (s) de distribuição;
execução de campanha;
análise do desempenho da campanha.
A definição de objetivos promocionais claros também garantirá que o sucesso da campanha publicitária possa ser avaliado. De tempos em tempos, deve ser aceito que as atividades promocionais não atingiram seus objetivos. Neste ponto, as estratégias de marketing precisam ser reavaliadas no contexto do feedback recebido.
As atividades promocionais podem assumir muitas formas e a mídia promocional dependerá da natureza do público-alvo e dos objetivos promocionais.
Sua maneira, seja pessoalmente ou por telefone, afetará a classificação dos usuários na biblioteca. Você precisa ser profissional e usar procedimentos de qualidade, mas também precisa sorrir e estabelecer um relacionamento pessoal com o maior número possível de usuários. Se você reagir positivamente às reclamações, as pessoas serão encorajadas a falar sobre outras coisas que gostariam que fossem mudadas. Em vez de defender sua posição, pense em suas sugestões. Torne-se altamente visível, visite a sala dos professores, memorize nomes, aprenda interesses de pesquisa da equipe. Faça questão de visitar os funcionários em vez de esperar que eles o visitem. Estabeleça os principais intervenientes e as pessoas que podem e querem ajudar.
Onde uma grande parte dos usuários está no e-mail, é uma maneira fácil de alcançá-los, de forma rápida e barata. Ele pode ser direcionado com mais precisão do que a maioria dos outros métodos e, portanto, é eficaz para atingir públicos específicos. Eu descobri que os funcionários respondem mais rápido aos e-mails do que qualquer outro meio. Ao manter listas de endereços atualizadas, diferentes grupos de usuários podem ser segmentados com versões diferentes da "mensagem" de publicidade.
A Internet tem o poder de melhorar a imagem da biblioteca e permitir que a biblioteca ofereça serviços aprimorados. Embora leve tempo para configurar e manter serviços na Internet, ele pode colher recompensas em termos de satisfação e reconhecimento do usuário. Uma home page da Biblioteca serve como uma ferramenta promocional que anuncia serviços internos de biblioteca e recursos de informações eletrônicas na web. As páginas devem incluir um link de e-mail para a biblioteca, facilitando o contato com o bibliotecário.
Boletins informativos e folhetos.
Boletins informativos e folhetos são um meio de fornecer informações. Um boletim informativo pode ser usado para listar novos sites interessantes, novos periódicos e serviços on-line, e talvez mais notícias científicas gerais de interesse. Não precisa ser longo, mas deve ser produzido regularmente. Panfletos e guias podem ser entregues e exibidos em quadros de avisos. O quadro de avisos da biblioteca deve estar em um lugar de destaque.
Depois de ter decidido sobre o meio de publicidade, você precisa considerar como transmitir a mensagem que deseja transmitir. O texto e o layout do anúncio são críticos.
O anúncio deve ser organizado com o texto impresso contra um pálido.
ou fundo branco, facilitando a leitura. "Espaço" branco é poderoso.
Use impressão de boa qualidade.
Não imprima textos em maiúsculas, pois é mais difícil de ler.
Use ilustrações e fotos.
Mantenha o layout interessante, com marcadores, sub-títulos e assim por diante.
Use cores fortes e manchetes cativantes e letras grandes.
Expresse o serviço / produto em termos de interesses dos leitores.
Use frases curtas, parágrafos curtos e evite palavras longas. Evite o jargão.
Veja os anúncios de outras pessoas e julgue por si mesmo o que é a atenção.
Um bom anúncio atrai atenção, desperta o interesse, cria o desejo e estimula a ação, conhecida como a sequência A-I-D-A.
Você precisa chamar a atenção do leitor. Dentro de dois segundos a maioria dos leitores desistem e seguem em frente para que seu trabalho seja prender a atenção deles nesses dois segundos e mantê-los lendo. A coisa mais importante sobre uma manchete é que deve enfatizar o benefício do serviço para o leitor. O trabalho das manchetes é responder à pergunta do leitor "o que há para mim?"
Uma vez que você chamou a atenção dos leitores, o próximo passo é transformar essa atenção em interesse genuíno. O primeiro parágrafo deve incentivar a leitura adicional. O anúncio deve enfatizar como os usuários ganharão positivamente com o novo serviço ou produto.
O próximo ingrediente crucial em seu anúncio é o desejo. Como você tem escrito o anúncio, você deveria estar cultivando um desejo em seu leitor de possuir o produto ou aproveitar seu serviço. No entanto, seja honesto e não exagere. Continue expressando o serviço em termos de interesse dos leitores.
O desejo precisa ser convertido em ação. Diga ao leitor o que fazer agora que você os persuadiu a usar o serviço - "Telefone este número", "Coloque data em seu diário", "Agir agora". Incentive a ação e o envolvimento. Quanto mais fácil você fizer o processo de entrar em contato com você, mais provável será que o façam.
O tempo e o custo envolvidos na publicidade precisam ser considerados. O que quer que você faça para promover seus serviços implicará custos, mesmo que seja apenas o custo do seu tempo, portanto, você precisa se certificar de que você obtenha benefício total para o custo incorrido. Também é importante anunciar no momento certo e com a frequência certa.
Referências:
Katz, B. 1988, Como comercializar serviços profissionais, Prentice Hall.
&cópia de; Copyright 1998 Sociedade Astronômica do Pacífico, 390 Ashton Avenue, San Francisco, Califórnia 94112, EUA.

Plano Estratégico 2013-18.
1. A Universidade de Oxford visa liderar o mundo em pesquisa e educação. Procuramos fazer isso de maneiras que beneficiem a sociedade em escala nacional e global. Durante o período deste Plano, basear-nos-emos nas longas tradições de estudos independentes e liberdade académica da Universidade, promovendo simultaneamente uma cultura em que a inovação desempenha um papel importante.
2. A estrutura distinta da Universidade de Oxford, nascida de sua história, é uma fonte de força. Suas faculdades oferecem ambientes que apóiam os estudiosos individuais e são caracterizados por um senso de comunidade definidor e duradouro. O senso pessoal de identidade acadêmica que eles fornecem é vitalício.
3. Este Plano cobre o período 2013-2018. Estabelece uma agenda de alto nível para a Universidade. Nós moldamos o Plano para atender as seguintes aspirações:
uma. Desenvolver nossa capacidade de gerar e compartilhar conhecimento no Reino Unido, na Europa e no mundo, garantindo contribuições significativas para a formulação de políticas públicas e o crescimento econômico.
b. Trabalhar eficazmente com outras instituições e organizações, onde tais parcerias podem levar a pesquisa e ensino excepcionais.
c. Para melhorar as estruturas de colaboração entre departamentos, faculdades e a universidade.
d. Para cumprir os objetivos de que nenhum aluno em potencial deve ser dissuadido de se candidatar a Oxford por meio de barreiras financeiras ou outras e que o sucesso de nenhum aluno deve ser dificultado por dificuldades financeiras.
e. Assegurar, através de um compromisso com a educação pessoal de cada aluno, uma qualidade de educação e experiência que permita aos alunos aplicar os valores, habilidades e disciplina intelectual que adquiriram em suas vidas e carreiras futuras, e que gera um senso de vida ao longo da vida. conexão com Oxford.
f. Contribuir efetivamente para a vida cultural, social e econômica da cidade de Oxford e da região de Oxfordshire.
g. Recrutar e reter a melhor equipe acadêmica e garantir que os grupos sub-representados tenham igualdade de oportunidades no recrutamento, desenvolvimento pessoal e progressão na carreira em todas as áreas de trabalho na Universidade.
4. Monitoraremos o progresso em relação às nossas prioridades, compromissos e metas, usando indicadores de desempenho, referências e metas relevantes. Com isso, manteremos o foco no Plano Estratégico, garantindo que ele continue a atender às necessidades acadêmicas, nos permita responder ao ambiente externo e seja atualizado conforme apropriado.
5. O processo anual de planejamento e orçamento fornecerá a estrutura para tornar o Plano Estratégico operacional em nível de divisão e serviço.
Plano estratégico.
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Dicas sobre marketing da biblioteca do século XXI.
Como mostrar ao mundo por que as bibliotecas ainda são relevantes - e desenvolvimento profissional na ALA.
Por Debra Lucas-Alfieri, MLS Publicado em 23 de junho de 2015.
& ldquo; Então, o que você está fazendo para viver agora? & rdquo; meu amigo colegial perguntou na minha 25ª reunião do ensino médio.
"Eu sou um bibliotecário da faculdade", & rdquo; Eu orgulhosamente respondi.
"Bem, eu acho que eles não vão precisar de você por muito mais tempo, vão?" ele brincou. A sério.
Foi quando me ocorreu: a profissão está em uma encruzilhada. Como tal, o mesmo acontece com a biblioteca. Bem, se a profissão não responder a essas observações infelizes, mas comuns, quem dirá?
Eu sou o que você pode chamar de "bibliotecário improvável". & Rdquo; Eu era o estudante do ensino médio que é lembrado por ter sido eleito o "Wildest Senior". Eu era um sonhador que podia ser encontrado alimentando patos no parque em dias de sol quando eu pertencia à minha classe profissional de loja. Eu nem sabia como encontrar a biblioteca da minha escola! Desafiadoramente, questiono a autoridade e desafio os professores a me desafiarem.
Os anos se passaram, e aqui estou eu, defendendo a existência do que deveria ser o núcleo das instituições acadêmicas: a biblioteca acadêmica. Estou aqui para defender sua existência, reunir tropas e fornecer direções ao longo do caminho. Conhecimento é poder, e é hora de pegarmos o que sabemos e levar nossa profissão da beira da desilusão para a realização.
Tendências de Aprendizagem da Biblioteca & ndash; Desenvolvimento profissional para bibliotecários.
Esta é a segunda história da série de artigos de desenvolvimento profissional para as Tendências de Aprendizagem de Bibliotecas da Elsevier. O programa explora a expertise dos autores da Elsevier, oferecendo aos bibliotecários e gerentes de recursos de informações as mais recentes visões sobre diversos tópicos e oferecendo oportunidades de desenvolvimento de carreira on-line e presencial.
Desenvolvimento Profissional na ALA San Francisco.
Três autores do Chandos farão apresentações sobre os desafios enfrentados pelos profissionais de informação da biblioteca de hoje na Conferência Anual da ALA, estande # 504 da Elsevier:
Sábado, 27 de junho, 11h: Informed Systems, por Mary M. Somerville Sábado, 27 de junho, 15h: Biblioteconomia de direitos autorais, por Linda Frederiksen Domingo, 28 de junho, 11h: Information Through the Ages, por Debra Lucas-Alfieri.
Os bibliotecários também podem entrar nos Book Giveaways todos os dias para ganhar livros desses e de outros autores do Chandos.
Um almoço no sábado & mdash; Tomada de Decisão Orientada a Dados na Biblioteca e Além - mdash; contará com Anne Mitchell, Chefe de Aquisições da Universidade do Texas em San Antonio Libraries; e Mary M. Somerville, bibliotecária universitária e professora da Universidade do Colorado Denver e diretora de biblioteca da Biblioteca Auraria. Registre-se aqui .
Eu amo a profissão e a instituição. São os acadêmicos que mais detenho no meu coração. É o bibliotecário da faculdade que treina futuros profissionais de saúde, especialistas em comunicação, engenheiros, políticos, ativistas e educadores a abrir caminho com amor pela informação que leva ao conhecimento. O futuro das gerações Podemos instalar um amor pelo conhecimento, um amor pela avaliação do conhecimento e um amor por compartilhar esse conhecimento com todas as pessoas com as quais interagimos: nossos constituintes. Eu sei que estou falando em termos existenciais, mas para salvar nossa profissão, precisamos expandir nosso atual modus operandi.
Bibliotecários são casados ​​com bibliotecas. Não pode haver divórcio. Mas pode haver uma morte certa sem uma abordagem planejada proativamente para salvar a instituição de gerenciamento de conhecimento e exibição, também conhecida como "biblioteca". O casamento entre a biblioteca e o bibliotecário deve produzir conhecimento social & mdash; uma criança cerebral "& rdquo; por assim dizer.
As bibliotecas ainda são um lugar, seja físico ou virtual. Ambos os aspectos desta casa híbrida são geridos por pessoas reais, reais pessoas reais com quem você terá uma experiência pessoal. Você pode fazer uma pergunta à Internet, mas como ela responderá? Será que ele antecipa a resposta com a respiração suspensa, cumprimenta os dados com ceticismo, cala os transeuntes barulhentos ou exibe qualquer outra expressão famosa de bibliotecário? Então, como a Internet responde? Sobrecarga de informação.
No entanto, a sobrecarga de dados, o grampo da Internet, não é nosso inimigo. É amigo de um bibliotecário. Onde os dados inunda os sentidos, fornecemos os botes salva-vidas. A verdadeira vocação de um bibliotecário acadêmico é salvar um acadêmico ou pesquisador do tempo e da frustração de flutuar através dos oceanos de respostas, algumas corretas e outras não.
& ldquo; Biblioteca como local, biblioteca como espaço & rdquo;
Meu livro recentemente publicado, Marketing the 21th Century Library: The Time is Now, pretende ajudar a preparar futuros bibliotecários para enfrentar os desafios da profissão escolhida. À medida que crescemos profissionalmente, ganhamos força em nossa instituição. Nossas bibliotecas, no entanto, devem permanecer como híbrido físico / virtual: biblioteca como local, biblioteca como espaço. O que oferecemos dentro da instituição deve refletir o que os eleitores querem, não o que pensamos ou acreditamos que eles querem, independentemente de nossa convicção. Executar com dados, não crenças e noções preconcebidas.
Um trecho do Capítulo 4 dará aos bibliotecários algumas dicas para entender melhor como usar os planos de marketing para aprimorar e, finalmente, cumprir a missão e a visão da biblioteca acadêmica.
Criando o plano de marketing.
Referimo-nos ao & ldquo; planejamento de mercado & rdquo; como o processo de planejamento para atender às necessidades de nossa participação de mercado, ou seja, nossos constituintes. De acordo com a Associação de Bibliotecas de Pesquisa (ARL), marketing é o processo de planejamento e execução de tais aspectos de serviços bibliotecários como a concepção, precificação e promoção de idéias, bens e serviços para criar interações que satisfaçam os objetivos organizacionais (Associação de Bibliotecas de Pesquisa). , 1999). Para atingir esse objetivo, a primeira tarefa é entender e depois definir os objetivos da organização. A ARL diz que o marketing coleta e usa informações demográficas, geográficas, comportamentais e psicológicas para essa finalidade. Marketing, eles dizem, "inspira a consciência pública e educa". (Association of Research Libraries, 1999, p. 1)
Mas por que isso? De acordo com Helinsky (2008), “se nós, os representantes das bibliotecas, não agirmos agora para demonstrar o quanto somos importantes, e quão significativo é um recurso que constituímos para toda a sociedade, nós simplesmente não seremos notados no processo atual. fluxo de informação & rdquo; (p. 7). Para permanecer "significativo" & rdquo; e & ldquo; notado & rdquo; é um esforço contínuo para incentivar a inspiração e desenvolver habilidades de aprendizagem ao longo da vida nos clientes. A existência de bibliotecas e bibliotecários depende da criação e da garantia da fidelidade de clientes satisfeitos.
As bibliotecas já realizam frequentemente atividades de planejamento de mercado para garantir o comprometimento organizacional para o financiamento de serviços e recursos da biblioteca atual, para desenvolver projetos de informação e para criar planos de marketing. Qualquer compromisso organizacional é mais fácil de obter se o mercado de bibliotecas acadêmicas for educado.
Os bibliotecários devem considerar o quadro maior. Marketing não é apenas promoções. & ldquo; O que está abaixo da superfície & hellip; inclui componentes estratégicos importantes, como avaliar as necessidades do cliente; planejar os vários elementos do mix para responder a essas necessidades; e avaliar periodicamente os resultados & rdquo; (Gupta e Savard, 2010, p. 3553).
A necessidade de planejar o mercado é dupla: precisamos aumentar a conscientização sobre serviços e recursos, e também precisamos entender melhor as necessidades e expectativas dos usuários. Como mencionado, cada grupo tem seu próprio conjunto de necessidades e preferências exclusivas. Queremos e precisamos manter os clientes atuais, enquanto atraímos futuros clientes. Os usuários de bibliotecas acadêmicas não são mais nossos públicos cativos, porque podem acessar informações através da Internet, muitas vezes mais rápida, mais fácil e mais conveniente. Os usuários podem não perceber que são imprecisos ou desatualizados ou podem não se importar. Se os bibliotecários puderem ajudar os usuários a entender como limitar suas buscas e avaliar os recursos, então estamos aumentando nossa base de clientes. Os bibliotecários têm que planejar o mercado para que o público geral compreenda melhor o que a biblioteca oferece e, assim, desenvolver uma crescente apreciação do valor dos bibliotecários.
Planos de mercado para a biblioteca acadêmica.
Segundo Duke e Tucker (2007), um plano de marketing é um documento vivo que “mudará e se desenvolverá a cada ano à medida que uma instituição aprende com atividades passadas de marketing, as necessidades e desejos dos usuários mudam e serviços, programas e recursos do biblioteca evoluir para atender a essas necessidades em mudança & rdquo; (p. 54). Os planos de marketing variam em tamanho e conteúdo, dependendo das necessidades e preferências da biblioteca que está preparando o plano. Cada plano terá, no entanto, várias seções que fornecem um roteiro, desde o início do processo, até os planos para avaliar continuamente o progresso e os resultados subsequentes. Um plano eficaz delineia cada etapa, de onde uma biblioteca é para onde ela quer estar, com instruções detalhadas fornecidas ao longo do caminho.
Um plano de marketing é mais do que apenas folhetos, cartazes, anúncios de sites e marcadores. O marketing é apenas uma parte de um plano estratégico e deve incorporar a missão da biblioteca e as declarações de visão.
Os planos de marketing respondem a muitas perguntas, como:
Quem são os constituintes que precisamos alcançar? O que fazemos melhor e que oportunidades temos para melhorar? Qual biblioteca pessoal será responsável por criar e implementar o plano de marketing? Quais recursos e serviços serão criados, excluídos ou exibidos? Quais são as ferramentas promocionais padrão a serem incorporadas no plano de marketing? Quais métodos de avaliação serão usados ​​e com que frequência?
Um vislumbre do futuro: uma missão e declaração de visão.
As declarações de missão e visão dizem aos leitores onde a organização está e para onde planeja ir: o presente versus o futuro. Missão e visão são os nossos princípios orientadores. Uma declaração de missão realiza uma função geral de relações públicas. Afirma a razão pela qual a biblioteca existe e detalha suas principais atividades e funções. Educa os usuários sobre recursos de biblioteca, serviços e valor geral para a comunidade. Mais importante ainda, as declarações de missão criam apoio do nosso público de clientes, funcionários, voluntários, doadores, curadores e pessoal administrativo. Uma declaração de missão também pode definir o tom organizacional da equipe da biblioteca. Os funcionários da biblioteca são, afinal de contas, clientes um do outro. A missão permitirá que a equipe se concentre no motivo pelo qual está lá.
Embora escrever uma declaração de missão possa ser exigente e complexo, empregar o seguinte pode ser útil:
Use termos claros e restritos para indicar de forma concisa o propósito da biblioteca. Listar alguns dos serviços e recursos mais significativos da biblioteca. Circule a declaração de missão para todo o pessoal da biblioteca. Também convide a entrada. Organize uma equipe ou reunião constituinte para engajar participação e ideias. Seja criativo! Chuva de ideias! Obtenha a aprovação final dos administradores seniores. Circule a declaração de missão final para todos os funcionários da biblioteca e / ou suas bibliotecas de sistema.
Segundo Duke e Tucker (2007), um plano de marketing é um documento vivo que “mudará e se desenvolverá a cada ano à medida que uma instituição aprende com atividades passadas de marketing, as necessidades e desejos dos usuários mudam e serviços, programas e recursos do biblioteca evoluir para atender a essas necessidades em mudança & rdquo; (p. 54).
Através deste valioso processo, a biblioteca ganha uma oportunidade para de fato aproveitar as preocupações do século 21 para promover sua missão, ao invés de reagir de forma não planejada às ameaças que essas mudanças tecnológicas e modernas parecem apresentar. O plano de mercado efetivo permite que a biblioteca evolua como um participante relevante na era da informação digital.
Leia o capítulo completo.
Este é o capítulo 4 do livro de Debra Lucas-Alfieri, Marketing the 21st Century Library. Você também pode acessá-lo no ScienceDirect.
Elsevier Connect Colaborador.
Debra Lucas-Alfieri é Diretora de Referência e Empréstimo entre Bibliotecas do Youville College em Buffalo, NY, desde 2002. É autora do recém-lançado livro Elsevier Marketing, a Biblioteca do Século XXI: A hora é agora. Ela também escreveu capítulos de livros para Middle Management em Bibliotecas Acadêmicas e Públicas e no Manual de Antropologia do Século XXI. Debra tem dezenas de artigos de enciclopédia na Enciclopédia do Poder, a Enciclopédia do Tempo, a Enciclopédia da Antropologia e a Enciclopédia do Século XX da Cultura Pop. Ela também publicou artigos de periódicos acadêmicos em Biblioteconomia Colaborativa, no Journal of Interlibrary Loan, no Document Delivery & amp; Electronic Reserve, e o Journal of Library e Information Science, e serviu como editor para o Journal of Library Innovation. Ela leciona workshops on-line para a Library Juice Academy em marketing de bibliotecas públicas e acadêmicas, gerenciamento de bibliotecas e empréstimo entre bibliotecas. Ela é frequentemente uma palestrante convidada, apresentadora de conferências e palestrante principal no campo da biblioteconomia e pesquisa, e é reconhecida em Who in America e Who's who of American Women. O site de Debra, newlibrarian, detalha suas contribuições profissionais.
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Marketing sua biblioteca.
Uma entrevista com Terry Kendrick, guru de marketing estratégico em bibliotecas.
Por Ned Potter | 13 de novembro de 2012.
Terry Kendrick é o guru do marketing estratégico em bibliotecas. Seu livro Desenvolvendo Planos Estratégicos de Marketing que Realmente Funciona é uma leitura obrigatória, e ele escreve, fala e conduz workshops sobre bibliotecas de marketing em todo o Reino Unido e em não menos que 26 países no exterior. Ele também traz uma perspectiva não-biblioteca para a mesa, dando palestras em marketing na Universidade de East Anglia, no Reino Unido.
Eu conversei com ele sobre todas as estratégias de marketing para o meu livro recente The Library Marketing Toolkit (Facet, 2012).
NED POTTER: Você acha que o marketing estratégico é subestimado nas bibliotecas em geral?
TERRY KENDRICK: Eu faço. Eu acho que a definição de estratégia é muito bem respeitada, acho que as bibliotecas são muito boas em escrever documentos estratégicos e acho que elas são bastante razoáveis ​​em fazer programas táticos. O problema é que a parte de planejamento estratégico de marketing nesses programas nem sempre é tão bem comprada, porque é difícil e exige muitos recursos que nem sempre estão disponíveis.
Quais são as conseqüências do marketing como uma reflexão tardia? Como em, as diferenças entre fazer do marketing uma prioridade versus bibliotecas que só fazem marketing se tiverem uma chance depois de terem feito todo o resto?
Muitas bibliotecas são impulsionadas por uma série de iniciativas de preparação de bombas, portanto, muito poucas usam uma abordagem de marketing completa. Muitas bibliotecas sentem a necessidade de comercializar o que fizeram como uma iniciativa, e muitas vezes ficam desapontadas com isso porque isso é feito como uma série de atividades pontuais sem a coerência de um plano de marketing. Existe evidência de que o marketing faz diferença? O que eu vejo na América do Norte - no Canadá em particular, onde eles são mais orientados pelo marketing - é que isso faz uma diferença real.
O primeiro passo para criar uma estratégia de marketing é entender sua própria biblioteca ou entender o mercado em que sua biblioteca se encontra?
O primeiro passo na criação de qualquer plano de marketing é saber qual é a sua ambição. Se você não sabe o que quer ser, o mercado não importa e suas capacidades também não importam. É muito importante saber como você quer se parecer, colocando alguns números que focarão a mente imediatamente. Se você disser que quer crescer 30% ao longo do próximo número "X" de anos, isso certamente enfocará sua mente no marketing: de onde vêm os 30% do mercado? Quais usuários nos fornecerão problemas, visitas, consultas, hits do banco de dados - o que quer que esteja impulsionando as medidas de desempenho nessa organização.
Há uma dificuldade em usar números, porém: talvez as bibliotecas não estejam acostumadas a planejar assim - acham isso bastante intimidador. Eles querem fazer o lado promocional das coisas ao invés do lado mais difícil do pensamento. Eles são muito bons em fazer coisas e é bom fazer algo, mas pensar em algo é um trabalho árduo; isso pode causar discórdia. E como não há uma cultura de conectar marketing com o planejamento estratégico, os números que devem ser usados ​​como parte do plano de marketing são considerados irrelevantes para esse processo quando, na verdade, são muito importantes.
Conte-me sobre a importância da marca da biblioteca se encaixar no estilo de vida do usuário.
Para a maioria das coisas com as quais queremos estar associados, precisamos nos sentir bem com elas. Temos que sentir que, se formos vistos lá, seremos vistos como "bem" pelas pessoas cujas opiniões valorizamos. As pessoas tendem a ter tribos e estilos de vida e vivem suas vidas de maneiras específicas. Nem sempre é o caso de uma biblioteca se encaixar de perto nisso. Se você tem um estilo de vida que, por exemplo, é bastante relaxado, talvez queira que a biblioteca fique relaxada. O problema é que os estilos de vida dos outros podem não ser tão relaxados, então haverá uma tensão na forma como você comercializa seu serviço, o que é muito difícil de fazer. Bons comerciantes podem lidar com isso; eles podem comercializar para diferentes grupos de usuários com diferentes estilos de vida simultaneamente. As bibliotecas nem sempre entendem o ciclo de vida de seus usuários, o que estão fazendo em suas vidas.
Todos os aspectos da estratégia de marketing são verdadeiros, ou tudo deve estar “na especificação”?
Existem alguns conceitos-chave. Uma delas é que cada biblioteca deve avaliar o valor que pode oferecer a seus usuários no modo como eles vivem, as jornadas em que estão durante seus dias corridos e como isso os ajuda a chegar lá. Não faz sentido ter (e falar sobre) recursos quando há pouco valor no recurso; o valor só aparece quando o recurso está em uso. Se você chamar a atenção para o recurso sem explicar os resultados que resultam do uso desse recurso, estará se preparando para ser cortado, porque de repente você chama a atenção para uma pilha de dinheiro sendo gasto (por exemplo, em bancos de dados).
Todas as bibliotecas precisam analisar seu valor. A outra coisa que é fundamental é que nem todos percebem o mesmo valor nos serviços de biblioteca. Assim, para cada biblioteca que faz marketing, é fundamental realizar a segmentação, porque são as diferenças que importam, e não as semelhanças. Não é bom procurar a única maneira verdadeira, mas se você observar o valor que cada segmento atribui à biblioteca, você tem a essência do marketing. Seu planejamento deve ser conduzido por segmentos e não pela biblioteca como um todo, com uma estratégia abrangente para a biblioteca. O que traz no negócio e atividade são os segmentos.
Como garantimos que o marketing está em andamento?
Como as bibliotecas seguem certas iniciativas (em vez de planejamento de serviço completo), muitas vezes muitas atividades acontecem sem conexão. É realmente importante, estruturalmente, ter alguém cuja responsabilidade é observar as atividades e encontrar sinergias, principalmente porque sabemos que atividades pontuais de marketing tendem a ser decepcionantes em sua taxa de resposta.
Os resultados reais vêm de uma certa quantidade de “toques” para um determinado grupo de usuários durante um período de tempo. É realmente importante que alguém esteja supervisionando isso. Eles não precisam ser chamados de especialistas em marketing. O marketing funciona melhor quando é uma orientação para a biblioteca como um todo.
A pior coisa que pode acontecer é: enviamos um marketing que é bem-sucedido, as pessoas respondem e entram para reivindicar a "oferta" que estamos dando a elas, e elas recebem uma resposta ruim. Isso faz mais do que apenas negar a atividade que você acabou de fazer; Isso reforça positivamente a biblioteca como algo que envia mensagens irrelevantes ou faz promessas que não são suficientes. Então, da próxima vez que receberem uma mensagem da biblioteca, o primeiro pensamento será: "Da última vez que recebi uma mensagem, eles fizeram uma oferta que não cumpriram", e não: "Vamos abrir essa mensagem adorável da biblioteca".
Compreender o mercado é uma parte fundamental do processo.
Sim, qualquer atividade que uma biblioteca faça ou qualquer serviço oferecido, é improvável que hoje em dia seremos as únicas pessoas que oferecem o serviço que as pessoas desejam. É muito importante, quando você faz uma oferta aos seus clientes, entender que outras coisas estarão em suas mentes, que outras ofertas estão sendo feitas a eles que são semelhantes, que outras formas de alcançar as mesmas coisas que as pessoas terão. Às vezes, há outras maneiras óbvias, como o Google. Às vezes é menos óbvio: pode ser um amigo que eles sabem que pode ajudá-los com a mesma coisa, ou um concorrente forte pode não estar fazendo nada, como em: Por que se incomodar? É importante entender como é a nossa oferta em comparação com as ofertas concorrentes. Se não sabemos disso, provavelmente pensaremos que apenas o marketing fará algo atraente. Mas quem mais está lá? Quem são nossos rivais?
Podemos fazer mais marketing do que bibliotecários?
Quanto mais pudermos fazer com que o serviço pareça pessoal, melhor. Uma maneira fácil e rápida de fazer isso é colocar fotos de bibliotecários online e em atividades promocionais. Eu posso entender a relutância em fazer isso, mas nós somos, afinal de contas, um serviço, não um produto. Os serviços são criados por pessoas e dependem de quão bem as pessoas respondem. Os produtos são os mesmos onde quer que você os obtenha. Os serviços são diferentes - as pessoas têm habilidades, o que nos diferencia de um recurso de informações. Provided we have high-quality skills, it’s better to promote the people who deliver the service than it is to promote the products themselves. It’s the people who add value to information.
Any tips for quick wins in library marketing?
Some of the quick wins in marketing are based around the key areas of segmentation and value. Many marketing activities will take quite a while to build up. If you try and look at the whole service at once, you’ll probably find the set of offers you have are either not strong enough or you won’t have enough resources to fully implement them. So it’s best to choose one group of people you fully understand in terms of what they value, how they use your resources, what their outcomes are. Then take that segment through a whole marketing planning cycle. It should be more manageable and should have impact relatively quickly, and everyone knows nothing succeeds like success.
People don’t want to necessarily do a large amount of marketing; those people need to see those quick wins. There’s a phrase about how you can lead a horse to water but you can’t make it drink. The real trick is to make the horse thirsty, then take it to the water. To make people thirsty for marketing within your organization, you have to show them quick wins, because in these difficult times no one wants to work hard on something that won’t bear fruit for three to five years. There are a lot of benefits in the long-term view, but it takes a lot of nerve to just wait for them. So you need the quick wins to help get you there.
People always buy into marketing libraries; they really want to do it. But they go away, and it just doesn’t happen. Six months later they’ve written a big document outlining everything, but the priorities have shifted. Advocacy and marketing, they’ve got to be bedfellows, haven’t they? What a marketing plan does is make sure the offer that advocates make is actually there for the advocacy to work.
It’s an important time because if you look around the world, libraries are being cut all over. It feels as though something bigger is happening, not just in libraries. We have to be careful because it could be that the last 30 years of libraries not biting the bullet on marketing is going to finally cost us.
NED POTTER is an academic liaison librarian at the University of York, UK, where he also manages the marketing interns. This interview appears in his Library Marketing Toolkit (Facet, 2012), which is available at alastore. ala. he regularly speaks and writes on the subject of marketing libraries and information services, having provided marketing expertise for clients ranging from the Latvian Ministry of Culture to the Bodleian Library at the University of Oxford. You can find more information about his book at librarymarketingtoolkit.
Ned Potter’s Guide to Libraries Doing Great Marketing Work.
Topeka and Shawnee County (Kans.) Public Library is the king of the digital branch. In my view, its website is everything a library website should be: dynamic, informative, varied, and stylish, in a way we should all aspire to. Go to the library’s website and have a look as soon as you finish reading this. Digital Branch Manager David Lee King, who is also a columnist for American Libraries , provides seven tips for an awesome library website as a case study in the book.
New York Public Library is surely the most successful example of a library absolutely owning its social media. Staff members make excellent use not just of all the tools you’d expect, such as blogs and Facebook, but also the likes of Tumblr, Foursquare, and YouTube. With well more than 200,000 followers on Twitter (@NYPL), it’s the leader of the pack on that platform, and in the Toolkit, NYPL provides a case study to tell you how the library did it.
Calgary Public Library, over the border in Alberta, Canada, proves that even in the age of social media, good old-fashioned advertising campaigns can be extremely effective. Its fantastic “Everything You’re Into” campaign has been plastered everywhere: on coffee cups, in grocery stores, and even jet-washed onto local pavement. It aimed to change perceptions, and it really worked.
Columbus (Ohio) Metropolitan Library is a great example of a library that has brilliantly overhauled its marketing. It started by segmenting users by behavior , then rebranded its services to appeal to different groups, and moved forward from there. Library staff members provide a case study in the book about going beyond counting (outputs) to measuring behavioral change (outcomes).
Troy (Mich.) Public Library recently came in fifth in a marketing-industry poll of most-effective advertisers in the US, just behind Microsoft and ahead of Ikea, Unilever, and American Express. Its most eye-catching initiative has undoubtedly been its incredibly brave (and fabulously effective) reverse-psychology book-burning campaign, which saved the library from closure. Watch the video about it on YouTube.
Artigos relacionados.
Latest Library Links.
The ALCTS Continuing Resources Section has granted Natascha Owens, serials cataloger at the University of Chicago Library, the 2018 First Step Award: A Wiley Professional Development Grant. The $1,500 grant offers librarians new to the serials and continuing resources field an opportunity to broaden their perspective by attending an ALA Annual Conference and by encouraging professional growth through participation in CRS activities.
ALCTS has awarded its 2018 Jan Merrill-Oldham Professional Development Grant to Juán-Pabló González. González is a graduate archives assistant and a current MLIS candidate at Catholic University of America. The $1,250 grant, sponsored by the Library Binding Council, is provided annually by the ALCTS Preservation and Reformatting Section to support travel to the ALA Annual Conference by librarians and paraprofessionals new to the preservation field.
ALCTS has named Alison M. Armstrong, collection management librarian in the McConnell Library at Radford (Va.) University, the winner of the 2018 Esther J. Piercy Award. The award recognizes the contributions to those areas of librarianship included in library collections and technical services by a librarian with no more than 10 years of professional experience. Armstrong is a national leader in the field of collection management and assessment.
A publication of the American Library Association.

Marketing of Library and Information Services and Products in University Libraries: A Case Study of Goa University Library.
Department of Library and Information Science.
Floor, Tutorial Building.
Contact No.: 011-27666656 (O), 011-27604034 (R), 09818587229(M)
Introdução.
Librarians and information specialists have debated the idea of marketing for the information sector. Several things have compelled us to learn about marketing and begin doing it. Librarianship is experiencing rapid change. Information technology has created a new gateway for information services. Information products and services in a multiplicity of formats have made libraries and information centres more competitive and alert. Libraries are being subjected to significant pressures from the information revolution. The challenges of budget cuts, increased user base, the rapid growth of material, rising costs, networking demands, competition by database vendors, and complexity in information requirements are forcing the professionals to adopt marketing to improve the management of library and information centres.
Marketing aims to identify the client base, and to determine and fill its needs, wants, and demands by designing and delivering appropriate products and services. The main focus of the concept is the client, and the goal is client satisfaction. Rowley (2001) calls marketing, the management process which identifies, anticipates, and supplies customer requirements efficiently and profitably. Kotler (1999) says, that marketing is the process of planning and executing the conception, pricing, promotion and distribution of goods, services and ideas to create exchanges with target groups that satisfy customers and organizational objectives. Under the umbrella term marketing, we study concepts like building customer relationships, branding and corporate identity, marketing communications, price and pricing policy, collecting marketing data and marketing strategy and planning. For the purpose of this paper I will restrict the scope of the subject to pricing information products and services.
Importance of information.
Information is an indispensable factor for promoting the development of society. Kemp (1976:101) observes, that information has been called, the fifth need of man, ranking after air, water, food, and shelter. Luck, et al., add that information is the life blood of planning, directing, and controlling any enterprise (Luck et al, 1981:20). It makes the satisfaction of the demands of the population possible in an efficient way.
The present age is rightly characterized as the age of information, where it success in any activity is based on the amount and accuracy of information available. The fact that information is a key resource for the progress and development of a nation (Raina, 1998:3) is nothing but the socio-economic, cultural, and political development of its citizenry. Information is a commodity or economic good of worldwide significance, which contributes to the national economy. Information has become a commodity that people buy. The criteria that determine power have shifted from industry ownership to the information ownership, as the global economy has shifted from industry-based to information-based. The quality and quantity of the information resources of the country are two of the parameters for development. Countries with adequate information infrastructure and information technology can create artificial demand for superfluous products and use it as a weapon against the economy of other countries. Information is an indispensable input for technological and economic development. It is a negotiable product that moves about in international markets. In today's international developing economies, a country that is incapable of providing information to its citizens will lose autonomy and be at the mercy of developed countries for information.
Information Marketing in University Libraries.
Libraries and other non-profit organizations have only recently become aware of the need to market their products and services. Library and information products and services are now being recognized as commodities that can be sold, exchanged, lent, and transmitted. University libraries rely on their host organizations for operational costs. To gain some self-sufficiency, university libraries think seriously about not only recovering the costs incurred but also making a profit through their services. Narayana (1991:187) points out that the, "survival of a library depends among other things on its image in the minds of the users and the fund allocators. This image should be the outcome of the quality and effectiveness of the services, the ability to anticipate the desires and requirements of actual and potential users and their fulfillment. Marketing is the instrument through which these library objectives can be fulfilled. Vishwa Mohan, Srinivas, and Shakuntala (1996:16) observe that marketing is essential, because those who lack information may not even be aware of this need.
Information marketing by university libraries in India is essential in order to:
Promotion of the use of information resources; Create perception of need and thereby create demand; Ensure the optimum use of information. Improve the image and status of the libraries and library professionals. Tackle the problems of rising costs of reading materials, journals, and databases; Cope with the information explosion; Introduce cutting-edge information technology systems in library services; Balance shrinking funds; Save libraries from devaluation Save libraries from declining reader-support; Uphold the dictum that information is power.
Information Marketing in Goa University Library , India.
Marketing is an integral part of library service, because it has to do with basic principles of librarianship i. e. to develop good collection and user-oriented services. Goa University Library (GUL) is using most of the skills of information marketing to satisfy the needs of its clientele. The Goa University Library and Information Centre (GUL&IC) was created in 1985. It is housed in a magnificent building that includes stacks, reading rooms, a periodical area, computer centre, administrative division, reception, and circulation area. The collection has about 1.5 million volumes covering a wide range of disciplines, particularly microbiology, marine science, environmental science, computer science, geology, and management, and including a special collection on Latin America and the Caribbean . The library also has a large collection of titles in Konkani, the state language of Goa , and a foreign language section that includes titles in Portuguese, French, and Spanish and continues to grow at more than 2,500 titles annually. The library subscribes to around 450 periodicals covering more than 40 disciplines and receives more than 150 gift periodical subscriptions from various organizations and institutions. Back volumes of all important journals are available and the task of filling gaps in important serials is being actively pursued. The Chemical Abstracts Society has recently commended the library with a plaque for its complete collection of chemical abstracts. Readership has now crossed 5,000 mark from the academic community in and around the state of Goa . The GUL is also a partner in the nationwide Information and Library Network (INFLIBNET), a programme of University Grants Commission (UGC). In addition to contemporary holdings, the library also houses a collection of rare historical documents from the collection of more than 52 donors that include the noted historian Dr. P. S.S. Pissurlencar and the eminent Portuguese scholar Mr. Nuno Gonsalves, dating back to 16th Century and encompassing fields such as Indo-Portuguese relations and the history of Goa. The library is also officially designated as repository for nearly 4,000 United Nations publications since 1996.
GUL uses the following methods to design a market mix for ensuring a catalytic role in the modern information community:
product development; physical distribution of information; promotion of products and services; and price.
Product development.
A product is anything that can be offered to a market to satisfy a need. A large assortment of materials, services, and programmes constitute the library's product. A library offers goods, either tangible (e. g. books and Internet access) or intangible (e. g. personal assistance, or value of the library as a premier community institution). De Aze (2002: 5) says that, "products and services which provide benefits for users and which answer users' most important needs are the core business of the library and information service" (Aze de Elliot E.2002: 5). Seetharama (1998) considers that, without products no organization has reason to exist, there is no task to perform; hence product is the most important factor in marketing, and Weingand (1995:307) asserts that, the library's product can be arranged within a three dimensional structure of the product mix, product line, and product item. Programmes of the library are a product line where product items consist of bibliographic instruction, displays, and lectures.
GUL is ready to develop the products to meet the needs expressed by the users. The library has automated its functions under the Library Automation Programme with the financial assistance of INFLIBNET. The bibliographic database of the library collection is available online, with barcodes for circulation, and rare archival and special collections materials have begun to be digitized and stored on CD and the Web to enable scholars in Goa and in other countries to access these resources.
Online Public Access Catalogue (OPAC): The searchable digital catalogue of library holdings is available on the campus-wide intranet and on the Web at:goalnet. unigoa. ac. in/gulibrary/.
Digital information services: The library offers access to reference materials such as general and subject encyclopedias.
COPSAT: The library subscribes to the Contents Pages of Science and Technology (COPSAT) of more than 40 journals in each of eight science disciplines from INFLIBNET, a UGC project. GUL has developed a web-based application using WWWISIS software that queries this database and offers a search service from its website.
Searchable full text e-journals and databases: GUL provides the access to searchable full text of thousands of e-journals and databases through theUGC-Infonet e-journals consortium, providing 34 broad subjects and other e-journals and databases from publishers/vendors such as: ACS Publications, Jstor, Emerald, Blackwell, Institute of Physics, American Physical Society, American Institute of Physics, Cambridge, Springer Link, Nature, Science Online, Elsevier's Science Direct, STN, Royal Society of Chemistry, Taylor and Francis, Annual Reviews, and Project Muse, etc. on the campus-wide intranet. In addition to the above, the GUL website provides links to trials and free access to thousands of e-journals and databases in 24 broad subjects. This will provide the best current and archival periodical literature from all over the world to the university community and mitigate the severe shortage of periodicals faced by university libraries for many years, due to the widening gap between the demand for literature and the limits of available resources.
NISCAIR services: GUL is a regular user of the the National Information Science Communication and Information Resources (NISCAIR) services such as Contents, Abstracts and Photocopying Services (CAPS), the Standing Order Abstract Services (SOAS), and the Full Text Journal Services (FTJS). These services serve to reduce the financial burden of subscribing to expensive journals without compromising access to these resources.
DELNET services: GUL is a member of Developing Libraries Network (DELNET). DELNET offers access to web-based databases. GUL uses the Interlibrary Loan (ILL) system to make ILL requests from a union catalogue of books (more than one million records), periodical article database, and the database of thesis and dissertations. GUL is also a member of institutions such asNational Chemical Laboratory (NCL), Pune andIndira Gandhi Institute for Development Research (IGIDR), Mumbai. These institutions specialize in particular subjects and send photocopies when requested by GUL.
Current awareness bulletin: GUL provides contents pages for subscribed journals and has created a new monthly newsletter, which contains links to resources and information on developments in subject areas.
Library Website: The library website is to guide to the physical facilities that delivers detailed information about the library as well as providing access to all computer based services. GUL Website <goalnet. unigoa. ac. in/gulibrary/> also provides links to reference sources, tutorials, library projects, and presentations.
GUL has launched Remote Access Service. A Remote Access Service (RAS) Server has been installed for networking with affiliated college libraries of Goa University and other institutions. Services such as OPAC, querying, ILL management, and electronic mail-based alert services have been provided. It is hoped that a separate dial-in-server will ease the bandwidth difficulties during peak hours.
Physical Distribution of Information.
Corrall and Brewerton (1999) describe acquisition as getting the raw materials and sending that out. GUL has acquired documents as gifts from 52 different donors. There are collections from Dr. P. S.S. Pissurlekar, Mr. Nuno Gonsalves, as well as government publications. To fill in the gaps in collection, the library also has exchange relations with universities all over India and a few foreign universities. Of course, the library also lends material to clients, locally and through ILL. There is a reading room that holds 50 students that is open around the clock. Nearly 400 students at a time can use the stacks. Students and faculty members of affiliated colleges of Goa University , Goa, and research scholars from different universities/institutions of India and abroad can also use the library's collections.
Promotion of Products and Services.
GUL users can be divided into three segments: individuals, including post-graduate students, research scholars, faculty members, research associates and assistants, project assistants, and non-teaching staff; corporate and institutional members; and other libraries. Each segment has different needs. The services that the library offers must be made known to as many users as possible, so that they think of the library when they need information. The promotion plans used by GUL are discussed below.
Wide publicity is given to GUL products and services by various advertising methods. For example, local newspapers and magazines are used for dissemination of information related to the various programmes and activities being performed by the library including the specific ventures such as conducting of the workshops/seminars/ refresher courses. The GUL conducts extension activities on various occasions such as National Library Week, Year of Books Programme, Goa Liberation Day, etc in order to improve upon the image of the library and invite the attention of the large community of the users of the library. Wider publicity is given for all the training programmes being conducted by the library in the field of information technology, library automation and networking, which is the most crucial and challenging job before the libraries in the modern world. The GUL has prepared very attractive information brochures with CD-ROM, and leaflets are distributed widely in order to catch the eye of the user community. The same are incorporated in its homepage for on-line users. GUL is one of the active partners of Million books on the web project located in Carnegie Mellon University , Pittsburgh , USA . Being the partner in this project, the GUL is considered favourably and its attention is being invited by the foreign universities to get the benefit of this project. GUL is also a host library of GOALNET (Goa Academic Libraries Network) and is monitoring searchable Union Public Access Catalogue of the member libraries in Goa and invite s attention from the Indian universities and institutions.
Relações públicas.
Mide publicity is given to GUL products and services by various advertising methods. For example, local newspapers and magazines are used for dissemination of information related to programmes and activities in the library, including the specific ventures such as workshops, seminars, and refresher courses. The GUL conducts extension activities on occasions such as National Library Week, Year of Books Programme, Goa Liberation Day, etc., in order to improve the image of the library and invite the attention of a large community of users. Wider publicity is given for information technology training programmes, and on library automation and networking. The GUL has prepared attractive brochures with CD-ROM, and leaflets are distributed widely in order to catch the eye of the user community. These are incorporated in its homepage for online users. GUL is one of the active partners of theMillion books on the web project located at Carnegie Mellon University , Pittsburgh , PA , USA . GUL is also a host library ofGOALNET (Goa Academic Libraries Network) and is monitoring a searchable union catalog of the member libraries in Goa .
Price is important in marketing in the world of information as it is elsewhere. Kotler (1983) describes the 4 Ps of marketing: product, place, pricing, and promotion. He argued that the 4 Ps are a seller's paradigm and should be replaced with the 4 Cs of the buyer: customer value, user convenience, user cost, and user communication. Price can be expressed in currency; however, it can use goods or services. In the library, price can be used to express the value of information services: a physical product like a CD-ROM or a fee of a service or membership. Price is used to balance supply and demand, to be a stimulus, and to distribute income (Rowley 2001). GUL charges an annual library membership fee to different user groups: Post-graduate student: Rs. 400/-, M. Phil. scholar, Research assistant, Project assistant, and ex-students: Rs. 500/-, Ph. D. scholar: Rs. 750/-, General public: Rs. 400/-; Corporate and Affiliated college members: Rs. 5,000/-. An annual total of approximately Rs. 6,00,000/- is collected. A very small amount of income comes from photocopying services. GUL is considering charges for various library services. Discussions among the senior staff and consultation with the university authorities are under way to decide on pricing.
Conclusão.
Libraries are being forced to explore the possibilities of cost recovery and profit potentials for their survival. Libraries must change according to changing market conditions. Libraries need to achieve an imaginative design of service and products, and develop communication methods and a feedback mechanism to improve service. Though the concept of charging for information, particularly in developing countries like India , is a difficult task, libraries must consider what funds that can be generated this way. It must be carefully considered which services can have only a token price, which one cover a reasonable proportion of cost, and which can generate revenues. The impact of the information technology and the adoption of the marketing approach will help improve services for users and enhance the reputation of library and information services and professionals. Within 21 years of its establishment, GUL has found a place among the better known university libraries in India . After having been given a special appreciation and reward by the National Assessment and Accreditation Council (NAAC) of India , the library is poised to work with more zeal and dynamism to earn more on its services and achieve a special status in academic librarianship. GUL will grow and advance by watching user response. University authorities and faculty should also undertake marketing. That would strengthen the marketing plan of the library. As demands become increasingly complex, a strong commitment to marketing provides a means for the library to remain viable.
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